Publicado em : 04/08/2022 - Atualizado em: 05/08/2022 12:04:28

UFRB inicia atividades do Mestrado Profissional em Filosofia em 2023

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) teve o seu credenciamento aprovado na Rede do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), com previsão de início em 2023 de forma presencial


A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) teve o seu credenciamento aprovado na Rede do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), com previsão de início em 2023 de forma presencial. O edital de seleção para a primeira turma deve ser divulgado em outubro de 2022.

Esse é o segundo mestrado do Centro de Formação de Professores (CFP) e recebeu destaque por alcançar a nota máxima dentre os selecionados, ficando em primeiro lugar na lista de instituições qualificadas pelo PROF-FILO no Edital N° 03/2022.

Segundo Giovana Temple, coordenadora do mestrado, “o PROF-FILO tem como objetivo a melhoria da qualidade da docência em filosofia na educação básica, oferecendo aos estudantes o aprofundamento de sua formação por meio da reflexão sobre o ensino de filosofia, tomando sua experiência docente como um dos principais fios condutores de pesquisa”. “O estado da Bahia é o único do Brasil com seis universidades públicas com cursos de filosofia nos seus currículos. Nós somos uma potência da filosofia”, complementa.

Sobre o PROF-FILO 

O PROF-FILO é um programa de pós-graduação stricto sensu, destinado a ofertar curso de mestrado profissional em Filosofia em rede e tem como público-alvo professores de Filosofia da Educação Básica, preferencialmente os que atuam nas escolas das redes públicas de ensino.

O Programa integra as políticas de formação de professores da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), e é resultado de uma iniciativa apoiada pela ANPOF (Associação Nacional de Filosofia) tendo sua Coordenação Geral vinculada ao Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

FONTE: UFRB