A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (FAPEX) é uma empresa privada sem fins lucrativos, credenciada e autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e, enquanto fundação de apoio possui como seu papel principal, desde 1980, gerenciar administrativa e financeiramente os recursos de projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico, tecnológico e estímulo à inovação desenvolvidos pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e demais Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) apoiadas.
Para tanto, conta, em seu quadro de colaboradores, com profissionais de formação multidisciplinar, que oferecem todo suporte e orientação aos Servidores das IFES e ICTs apoiadas - aqui denominados Coordenadores de Projetos -, desde a concepção, passando pela execução, até a prestação de contas, buscando sempre os melhores resultados para o andamento dessas iniciativas.
A gestão de um projeto ocorre, basicamente, em três etapas:
A 1ª etapa fica sob a responsabilidade do Núcleo de Elaboração de Projetos que, a partir da manifestação de interesse do(a) Coordenador(a), promove a sua interação com a instituição apoiada e o financiador, orientando sobre as formas de contratações possíveis, modelos de instrumentos e procedimentos para sua assinatura; adequa ou elabora planilhas orçamentárias; formatando o projeto de tal modo que atenda aos requisitos legais aos quais está submetido e garanta a sua execução no prazo e modo previstos.
A 2ª etapa consiste no gerenciamento do projeto, propriamente dito, desde o início da sua execução até a prestação de contas final. Essa fase fica sob a responsabilidade do Núcleo de Acompanhamento de Projetos, onde, a partir da solicitação do(a) Coordenador(a), encaminhada ao analista responsável pelo projeto, são realizadas as ações necessárias à sua execução, tais como: compras nacionais e internacionais (licitação, aquisição, pagamento de insumos, materiais permanentes e equipamentos); contratação de serviços (licitação, contratação e pagamento de serviços de infraestrutura – obras e adequações de espaços físicos; manutenção de equipamentos; hospedagens; passagens aéreas e terrestres); divulgação de editais, seleção, contratação e pagamento de recursos humanos (prestação de serviços pontuais ou contínuos; estagiários; bolsistas estudantes e pesquisadores).
A 3ª etapa é realizada através da equipe de Prestação de Contas e ocorre simultaneamente à execução de cada projeto. Tem por finalidade a elaboração de relatórios parciais e final, possibilitando maior segurança e agilidade nas informações, bem como maior transparência na sua execução, a fim de assegurar a conformidade entre a execução das metas, a aplicação do recurso e a entrega do objeto final.
Todos os procedimentos que envolvem o gerenciamento administrativo e financeiro de projetos são realizados em total atendimento ao estabelecido no plano de trabalho, previamente pactuado entre os partícipes, seguindo rigorosamente as legislações a que as Fundações de Apoio estão submetidas no Brasil, bem como em conformidade com as regras instituídas pelos financiadores (nacionais e internacionais) e instituições apoiadas.
Entrar em contato com a Gerência de Projetos, através do telefone: 71 3183- 8429/8481, que prestará as informações iniciais e esclarecerá todas as dúvidas relacionadas à efetivação dessa parceria. Esse contato deve ocorrer, preferencialmente, antes mesmo do(a) Coordenador(a) iniciar as tratativas administrativas com o financiador, sempre que possível.
A parceria com a FAPEX permite que o(a) Coordenador(a) possa dedicar-se à execução do objeto do projeto, deixando as providências de ordem burocráticas à cargo da Fundação.
Ademais, por ser uma Fundação de Apoio, a FAPEX é amparada por uma legislação específica, formatada precisamente para garantir maior flexibilidade e agilidade nas contratações realizadas no gerenciamento de projetos (aquisições, contratações e pagamentos).
Por fim, tem-se a segurança de contar com uma equipe de colaboradores (especialistas, mestres e doutorandos), cada um em suas áreas específicas (negociação, acompanhamento, compras e serviços, RH, financeiro, contabilidade, prestação de contas, assessoria jurídica), que possuem expertise no gerenciamento de projetos, observando rigorosamente todas as normas e legislações específicas que envolvem essa atividade, de forma ética, transparente e eficiente, contribuindo assim para o resultado finalístico pretendido pelo projeto.
Sim. Para isso, empreende ações de prospecção de editais e prováveis financiadores nas redes de comunicação disponíveis, para divulgação nas instituições apoiadas.
Não. Diferentemente das Fundações de Amparo ou Agências de Fomento, a FAPEX, enquanto Fundação de APOIO, não dispõe de recursos próprios para essa finalidade. A sua atuação compreende o gerenciamento administrativo e financeiro dos recursos captados de financiadores, para a execução de projetos de ensino pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico, tecnológico e estímulo à inovação, das instituições que apoia.
Não. Pela própria natureza da Fundação, a FAPEX, distintamente de uma agência de intermediação de mão de obra, não pode realizar projetos que contemplem apenas essa despesa.
Fique atento à página principal de nosso site. Lá você encontrará informações sobre os editais disponíveis para seleção de empregados, prestadores de serviço e estagiários.
A FAPEX poderá conceder bolsas de ensino, pesquisa, extensão e de estímulo à inovação, previstas no plano de trabalho, aos estudantes de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação e aos servidores vinculados a projetos institucionais, inclusive em rede, das IFES e demais ICTs apoiadas, na forma da regulamentação específica de cada instituição apoiada, desde que os resultados das atividades desenvolvidas pelo bolsista não representem vantagem para o financiador, nem importem em contraprestação de serviços.
À FAPEX, enquanto Fundação de Apoio, é permitido firmar projetos de pesquisa, ensino, extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico e de inovação, de interesse de instituições com as quais possui prévio registro (credenciamento ou autorização), concedida conjuntamente pelo MEC e MCTI para apoiar. Desse modo, para firmar projeto com esta Fundação, é preciso estar vinculado(a) a uma de nossas instituições apoiadas.
Com mais de quatro décadas de existência, a FAPEX firma-se no cenário nacional como uma Fundação de Apoio à: Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS). Possui, também, Certificado de Credenciamento junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Reitoria da instituição a que você está vinculado(a) deverá encaminhar um ofício à FAPEX, formalizando seu interesse em firmar a parceria. Para tanto, previamente, deverá entrar em contato com a Diretoria da FAPEX, a qual está à disposição para prestar maiores informações a respeito, através dos seguintes contatos: diretoria@fapex.org.br / (71) 3183-8490/8409
No site da FAPEX, consta uma página intitulada Credenciamento. Ela abarca as legislações vigentes, as portarias e as Avaliações de Desempenho, concernentes aos processos de Credenciamento e Renovação da Autorização das instituições apoiadas por esta Fundação.
Tais documentos podem ser acessados no Portal RH (Recursos Humanos), disponível no site desta Fundação. A ferramenta propicia o acesso externo a todos os colaboradores e prestadores de serviço com informações em tempo real. O Portal RH permite realizar o download dos contracheques, informes de rendimentos de autônomos e funcionários, bem como das declarações de INSS, além da consulta ao espelho de ponto aos empregados da Fundação.
As dúvidas poderão ser tiradas na instituição onde foi realizada a atividade de Extensão.
No momento, a FAPEX não está desenvolvendo atividades de organização e/ou promoção de concursos.
Para realização do cadastro faz-se necessário o envio de um e-mail para o endereço compraseserviços@fapex.org.br, contendo o cartão do CNPJ, bem como o portfólio ou documento análogo com as informações sobre o ramo em que a empresa trabalha.
O Portal Licitação tem como objetivo oportunizar ao usuário acompanhar o andamento relativo a todos os processos licitatórios promovidos por esta Fundação.
O Portal do Coordenador configura-se como porta de entrada de todas as demandas solicitadas pela coordenação do projeto, de forma eletrônica, bem como possibilita o acompanhamento, em tempo real, de todas as informações relacionadas aos projetos executados pela Fundação.
Sim. O Portal da Transparência da FAPEX possui essa funcionalidade. A ferramenta foi criada obedecendo aos padrões da Controladoria Geral da União (CGU). Ela possibilita a integração com o Sistema de Acompanhamento de Projetos (SAPRO) da Fundação, o que proporciona agilidade na digitalização, upload e disponibilização de documentos para o público interno e externo. Junto a isso, também é importante salientar que o presente portal atende aos requisitos estabelecidos pela Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011(Lei de Acesso à Informação - LAI) e pela Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD).
Sim. Anualmente, a FAPEX disponibiliza o Relatório de Gestão do ano anterior no seu site. Esse documento abrange os principais indicadores e resultados da gestão administrativa e financeira dos projetos, realizada pela Fundação.
Sim. No Portal da Transparência, ao selecionar um projeto, há uma categoria intitulada “Contratos/Prestação de Contas”, na qual são disponibilizados tais documentos. Quanto às Demonstrações Contábeis, elas integram o Relatório de Gestão, aprovado pelo Conselho Deliberativo, publicado anualmente e disponibilizado no site da FAPEX.
Com o objetivo de atender às principais diretrizes de acessibilidade emanadas pelos órgãos de controle, que visam facilitar o acesso de pessoas com deficiência, na parte superior do site da FAPEX, é possível encontrar links de Acessibilidade e Alto Contraste, que permitem ao usuário otimizar a sua experiência de navegação por meio das teclas de atalho e beneficiam as pessoas com deficiência visual através da mudança do texto para as cores preta, branca e amarela.
Ainda é possível fazer a tradução do conteúdo do portal para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), por meio do aplicativo VLIBRAS, que consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para LIBRAS, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web acessíveis para pessoas com deficiência auditiva.
Sim. O Código de Conduta da FAPEX está disponível em nosso site.
Todos os públicos com os quais a FAPEX mantém relações profissionais (Colaboradores, Fornecedores, Coordenadores, Órgãos Públicos), bem como a sociedade em geral, devem seguir as orientações apresentadas no Código de Conduta.
A transparência, a ética, a competência, a interação, o respeito à diversidade, o compromisso com a transformação social, a sustentabilidade são alguns dos valores que norteiam as ações da Fundação.
Sim. Através do canal da Ouvidoria, qualquer pessoa poderá apresentar reclamações, críticas, elogios, além de sugerir medidas para o aprimoramento das ações, com o objetivo de garantir o contínuo aperfeiçoamento dos serviços prestados pelos profissionais da FAPEX.
Canal da Ouvidoria da FAPEX
Email: ouvidoria@fapex.org.br
Telefone: 71 3183-8234
Funcionamento: Segunda a Sexta, das 8h às 17h.