Publicado em : 29/08/2023 - Atualizado em: 29/08/2023 09:34:18

FAPEX E FME: FRUTÍFERA PARCERIA EM PROJETOS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO

Neste mês, a Fundação Maria Emília (FME) celebra sua trajetória e reafirma a importância da parceria com a FAPEX/UFBA.


Com o propósito de gerar impacto positivo na vida dos cidadãos brasileiros, por meio de apoio a projetos de pesquisa nas áreas de Saúde e Educação, a Fundação Maria Emília (FME), sediada em Salvador, Bahia, está completando, agora, em agosto, 25 anos de história.

A entidade, idealizada pelo empresário Phamphilo Pedreira Freire de Carvalho e fundada em 1998, é uma Investidora Social Privada (ISP), sem fins lucrativos, com atuação nos cenários nacional e internacional, que investe recursos nas áreas de saúde e educação através da concessão de bolsas de estudos a cientistas, alunos, profissionais e especialistas; do fomento à realização de pesquisas e à publicação de obras científicas; do apoio e parceria a outras instituições; e do estímulo ao desenvolvimento de produtos, equipamentos, sistemas e processos.

Com a FAPEX, a Fundação Maria Emília (FME) estabeleceu uma parceria que já dura desde 2014. "Esse processo se fortaleceu e se consolidou ao longo dos anos, permitindo que essa Fundação de Apoio pudesse contribuir de forma cada mais efetiva com o importante trabalho que a FME desenvolve nas áreas da Saúde e da Educação. Sabemos o quanto a FME tem contribuído, ao longo dos seus 25 anos de existência, para incentivar ações que tanto têm beneficiado a sociedade, seja através do fomento direto, seja por intermédio dos intercâmbios que propicia com renomados centros de pesquisa nacionais e internacionais", afirma Antônio Fernando, diretor executivo da FAPEX. 

 “Desde 2014, quando assinamos o termo de Cooperação Técnico-Científica e Cultural entre as instituições, apoiamos diversas pesquisas nas áreas de educação e saúde. Por meio desse compromisso mútuo, estimulamos e implementamos ações conjuntas, somando e convergindo esforços a fim de incrementar o investimento e a difusão do conhecimento, sempre gerando impacto social positivo e desenvolvimento”, ressalta a diretora-executiva da FME, Thamile Accioly.

Entre os parceiros nacionais da Fundação Maria Emília estão a Universidade Federal da Bahia (UFBA). A instituição também conta com pesquisadores e projetos do Instituto D´OR de Pesquisa e Ensino (IDOR) e da Fiocruz. No âmbito internacional, além do programa de mestrado em Saúde Pública na Johns Hopkins University (EUA), a Fundação Maria Emília apoia o programa de estágio clínico e pesquisas científicas em conceituadas universidades americanas como Harvard e Pennsylvania State University, além da parceria com a Fundação Merieux (França).