Publicado em : 05/04/2023 - Atualizado em: 05/04/2023 14:30:49

FERNANDO PEREGRINO RECEBE TÍTULO DE PRESIDENTE HONORÁRIO DA DIRETORIA DO CONFIES

Reunião Extraordinária da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal do CONFIES homenageia o ex-presidente da entidade.


 

Em reconhecimento ao trabalho à frente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES), a Diretoria do Conselho concedeu o título de Presidente Honorário da entidade a Fernando Peregrino.

A iniciativa, decidida por unanimidade pela Diretoria e pela maioria das fundações de apoio associadas ao Conselho, foi anunciada pelo novo presidente do CONFIES, Antonio Fernando de Souza Queiroz, na tarde de terça-feira, 04/04, em Reunião Extraordinária da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da instituição, realizada pela plataforma Meet.

Essa foi a 1ª reunião com a nova presidência do CONFIES e que contou com a presença de Peregrino – que se despediu da presidência do Conselho em 27 de março para assumir o gabinete da presidência da Finep – Financiadora de Estudos e Projetos. O comando do CONFIES, por sua vez, foi assumido pelo vice-presidente, seguindo as normas internas da entidade.

O entendimento das partes é de que o título de Presidente Honorário do CONFIES não gera nenhum conflito de interesse com o cargo de Peregrino na Finep. O objetivo da Diretoria do CONFIES, contudo, é poder continuar contando com “a enorme contribuição de Peregrino à agenda da entidade, considerando que a contribuição aludida será sem vínculo trabalhista, administrativo e não remunerada”, destaca a carta da Diretoria lida pelo novo presidente da Casa.

“O desejo de todos e todas é o de homenageá-lo e de agradecer pela sua imensa dedicação, seu carinho e por todas as lutas enfrentadas em prol das Fundações de Apoio de todo o Brasil, além do constante apoio às causas do desenvolvimento da educação, da ciência e tecnologia do País”, destacou Fernando Queiroz, também Diretor Executivo da fundação de apoio FAPEX, que apóia à Universidade Federal da Bahia (UFBA) além de outras IFES e ICTs. Ele também é Professor Titular do Departamento de Oceanografia do Instituto de Geociências (IGEO), da mesma universidade.

Defensor da desburocratização da máquina pública que emperra o desenvolvimento científico e tecnológico do País, Peregrino agradeceu a homenagem que a chamou de “honraria especial” e apresentou, no encontro, um balanço de sua gestão no CONFIES.

 

Novo vice-presidente do CONFIES

O novo presidente do CONFIES, Fernando Queiroz, anunciou ainda, entre outros pontos, o novo vice-presidente do Conselho, Fernando Grilo Gomes, que era diretor titular do CONFIES da Região Sul do País. Gomes também é diretor da Fundação Médica do Rio Grande do Sul (Fundmed), que concede apoio ao HCPA, à UFRGS e à UFCSPA.

 

Fonte: Viviane Monteiro, Assessora de Imprensa CONFIES