Publicado em : 11/06/2019 - Atualizado em: 12/06/2019 14:14:30

Pesquisadores da UFOB apresentam dados sobre a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) no País

Pesquisas científicas, principalmente desenvolvidas nas Universidades Federais, podem gerar estudos adicionais que são fundamentais para embasar estratégias de intervenção, voltadas ao controle e prevenção de doenças.


A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) está entre as três principais causas de morte no mundo, de acordo com estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS). Geralmente associada ao tabagismo e poluição nos grandes centros urbanos, também se manifesta nas regiões rurais e mais pobres do país.

A DPOC é o principal objeto de estudos da estudante de medicina da UFOB, Marina Malheiro, que já realizou duas pesquisas sobre o tema. A primeira avalia o impacto da queima de biomassa em mulheres não fumantes na região oeste da Bahia e foi orientada pelo professor Marcello da Silveira Paschoalini.

“Foram avaliados prontuários de pacientes, oriundos do Oeste da Bahia, diagnosticados com DPOC e não fumantes, mas que foram expostas à fumaça do fogão à lenha por mais de 10 anos. De todas as pacientes expostas, 38,7% (31 mulheres) tinham a doença” afirma a estudante. O trabalho foi apresentado tanto no XXXIX Congresso Brasileiro de Pneumologia, quanto na Conferência Internacional da American Thoracic Society, em Dallas, nos Estados Unidos.

Como resultado, notou-se uma possível correlação entre a exposição das mulheres à fumaça do fogão à lenha e o desenvolvimento da DPOC. “Em regiões remotas, muitas pessoas utilizam apenas o fogão à lenha para cozinhar seus alimentos, sendo expostos diariamente aos poluentes da fumaça da queima da lenha, esterco, palhas e restos de lavoura”, explica.

FONTE: UFOB