Publicado em : 10/09/2019 - Atualizado em: 10/09/2019 17:12:02

Escola de Administração da UFBA completa 60 anos

A Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia é referência em ensino, pesquisa e extensão


A Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, uma das três pioneiras escolas de gestão do país vem sendo, desde a sua fundação 60 anos atrás, referência em ensino, pesquisa e extensão e participante ativa dos principais processos e eventos de relevo definidores do desenvolvimento político, econômico e administrativo da Bahia, o que a coloca em lugar de absoluto destaque entre os seus pares nordestinos e, até mesmo, nacionais.

Se no ensino foi responsável pela formação de mais de 5000 profissionais egressos não somente dos cursos de administração, mas também de secretariado executivo e tecnólogo em gestão pública e social, que abasteceram as principais organizações públicas, privadas e sociais do país, as contribuições à pesquisa e à extensão não são menos relevantes. A partir da institucionalização do seu Núcleo de Pós-graduação em Administração em 1983, passa a receber profissionais com história relevante no setor público e privado, os quais viriam, nos anos seguintes, a possuir representação significativa na produção de conhecimento no campo da gestão. Posteriormente, outros programas de pós-graduação se constituíram como o doutorado acadêmico e o mestrado profissional em administração, a partir do NPGA, o mestrado em gestão pública e gestão social a partir do Programa de Desenvolvimento em Gestão Social (PDGS), em 1999, e, mais recentemente, o Programa em Gestão da Segurança Pública (PROGESP), com mestrado profissional nessa área, a partir de 2009.

Entre as atividades extensionistas, além de vários projetos de formação para estatais (CAIXA, Banco do Brasil, Petrobras etc.), destacam-se projetos de inovação na área de Gestão Hospitalar, desenvolvidos a partir da Rede Inovarh, projetos de apoio ao planejamento na área cultural, desenvolvido em parceria com o Ministério da Cultura, além do programa PM/UFBA, de elevada contribuição para mudanças importantes observadas na dinâmica de funcionamento da Polícia Militar do Estado da Bahia. 

A nossa jovem senhora chega aos 60 anos com o frescor das organizações que mantêm a contemporaneidade e o desejo de permanecer social, política e economicamente relevante. A reforma curricular em curso, o sucesso da sua Empresa Junior, as recém-criadas Liga Financeira e Agência de Inovação Social e os projetos da Agência de Relações Interinstitucionais e de uma pré-incubadora permitem que estejamos esperançosos de novas décadas auspiciosas, capazes de manter o protagonismo da EAUFBA entre as Escolas de Administração no país. E, sem que possa causar surpresa àqueles que a conhecem de perto, sem perder o charme de continuar a ser uma Escola reflexiva, crítica e propositiva, formadora de talentosos profissionais e líderes, mas também, e não menos importante, verdadeiros cidadãos. 

Parabéns EAUFBA pelos seus 60 anos, pelos 50 anos do Curso de Secretariado Executivo, 30 anos da Empresa Junior, 20 anos do PDGS e 10 anos do PROGESP. Que a sua comunidade saiba celebrar à sua altura.

FONTE: EAUFBA