Publicado em : 25/03/2020 - Atualizado em: 25/03/2020 14:30:33

Ação social de grupo da UFBA distribui kits de higiene e lanche para população de rua

Todo material é fruto de doações e distribuído para pessoas em situação de rua


0003

Uma campanha promovida por professores e estudantes do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA já distribuiu cerca de 500 kits de higiene e lanche para pessoas em situação de rua. O objetivo é ajudar a conter o avanço da Covid-19 na parcela da população mais vulnerável de Salvador.

Os kits têm produtos como álcool gel, sabonete, creme dental, escova de dente, papel higiênico, toalhas, água mineral, além de panfletos com informações gerais sobre o novo coronavírus e cuidados com a higienização.

Todo material é fruto de doações e distribuído para pessoas em situação de rua nas regiões do Pelourinho, Aquidabã, Piedade, Gamboa, Pela Porco, Largo dos Mares, Gravatá, Comércio e Água de Meninos.

“Nós queremos chamar a atenção da sociedade e do poder público sobre a parcela da população mais vulnerável. Não é assistencialismo, é um direito dessas pessoas”, explica a professora Joilda Nery, uma das responsáveis pelo trabalho.

Além da entrega de kits, são desenvolvidas atividades de treinamento de saúde para profissionais que atuam no atendimento à população em contexto de vulnerabilidade. “Eles não oferecem apenas informação sobre a pandemia. É um tratamento digno e respeitoso, que está fazendo diferença para essas pessoas”, destaca Renata Luísa Menezes Santos, coordenadora estadual do Movimento de População em Situação de Rua, uma das entidades parceiras da campanha.

A ação também recebe apoio do projeto “Corra para o Abraço”, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia (SJDHDS), estudantes da Escola de Enfermagem (UFBA), Faculdade de Medicina da Bahia (UFBA) e da Unijorge.

Informações sobre doação de materiais podem ser obtidas através do telefone/whatsapp (73) 99191-9671.

FONTE: EDGARDIGITAL