Publicado em : 23/03/2019 - Atualizado em: 26/03/2019 12:43:47

Projeto quer despertar em garotas o desejo de ser cientistas e protagonistas em diversas áreas

O projeto, cujo título original é Diversidade de Gênero na Ciência de Dados: Formação com Base na Experimentação, foi simplificado para facilitar a comunicação com as estudantes e seus pais.


Desde o início do ano letivo de 2019, alunas do sexto ao nono ano de cinco escolas públicas de Salvador, receberam a oportunidade de desenvolver o pensamento computacional, analítico e estatístico para aprender como funciona a Ciência de Dados que, atualmente, está inserida nas mais diversas áreas do conhecimento, além das exatas. 
 
A novidade, voltada para 500 garotas da faixa etária dos 11 aos 15 anos, é possibilitada pelo Projeto Meninas na Ciência de Dados que é viabilizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e realizado por professores e estudantes voluntários dos cursos das engenharias elétrica, química, dos transportes, ambiental e civil da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, sob a coordenação da professora Karla Patrícia Oliveira Esquerre.
 
As estudantes terão uma etapa de capacitação com dinâmicas em que serão passados conteúdos ligados ao pensamento estatístico, algoritmo, programação, conceitos introdutórios de estatística, o que é possibilidade, probabilidades.  A partir daí, elas já poderão trabalhar os conteúdo nos computadores chromebooks de suas escolas.  Na próxima fase, elas irão aplicar os conhecimentos, mediante a construção do site “Conhecendo Salvador”, que deverá trazer variadas informações sobre o espaço geográfico da cidade, contendo informações de áreas como saúde, educação, segurança e etc, contendo gráficos e históricos de vários anos mostrando a situação, disse a professora.
 
FONTE: UFBA