Publicado em : 10/08/2020 - Atualizado em: 11/08/2020 11:28:51

POSPETRO lança canal no Youtube

A ideia do canal surgiu da demanda para ampliar formas de comunicação com discentes e docentes do POSPETRO, membros da comunidade acadêmica, científica e demais segmentos da sociedade


O Programa de Pós-Graduação em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente, do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (POSPETRO/IGEO/UFBA), agora conta com mais uma plataforma para difusão de conteúdo multimídia. 

Semelhante à sigla que designa o Programa, o canal é intitulado POSPETRO e tem o objetivo de produzir e divulgar conteúdos informativos relevantes e também trabalhos técnico-científicos de qualidade, tanto a respeito do POSPETRO quanto da área de Geoquímica e das Geociências em geral.

De acordo com a Profa. Gisele Mara Hadlich, Coordenadora do POSPETRO, “a principal motivação para criação desse tipo de ferramenta advém da necessidade de aprimorar a comunicação com nossos alunos e professores, mesmo em tempos de distanciamento social. Além disso, esse canal permite interações com importantes cientistas de outros lugares do país e do mundo, proporcionando maior visibilidade ao Mestrado e ao Doutorado do Programa, bem como a criação de novas redes de colaboração”.

Clique abaixo para assistir ao vídeo de abertura do canal, publicado no dia 20/07/2020!

“Bem-vindos ao POSPETRO”

Clique abaixo para assistir ao vídeo do Professor Antônio Fernando de Souza Queiroz, vice-coordenador do POSPETRO, convidando a todos para participar da live de inauguração do canal no Youtube!

"Convite para inauguração do canal"

O processo de produção do vídeo envolveu as seguintes etapas: idealização do conteúdo que seria divulgado; definição e levantamento do material que seria utilizado; e preparação do texto.

Para tanto, segundo a Profa. Tatiane Combi, docente do POSPETRO, responsável pela elaboração do primeiro filme do canal, foi de fundamental importância o apoio do Laboratório de Estudos do Petróleo (LEPETRO/IGEO/UFBA) que viabilizou a gravação das imagens, além da disponibilidade dos professores do Programa, que forneceram fotos de suas atividades em campo e laboratoriais.

A ideia do canal é promover palestras, cursos e seminários para a comunidade acadêmica e científica, com foco nos estudantes de graduação e pós-graduação. Embora o objetivo principal do canal seja trazer conteúdos relacionados à Geoquímica Ambiental e do Petróleo, a programação abordará também outros tópicos, buscando sempre a utilização de linguagem que seja também acessível a pessoas de fora da academia.

A inauguração do canal do POSPETRO no YouTube, marcada para o dia 14 de agosto às 10 horas, contará com a participação do Reitor da UFBA, Prof. João Carlos Salles, e trará uma palestra com o Prof. Olival Freire Junior (IF/UFBA) falando sobre a História das Ciências no Brasil no século XX. Ainda no mês de agosto, ocorrerá também a participação dos Coordenadores da Área de Geociências junto à CAPES, Professores Tércio Ambrizzi (USP), Valderez Pinto Ferreira (UFPE) e Edson Mitishita (UFPR), discutindo sobre o Panorama Geral das Geociências no Brasil.

 O POSPETRO

Tendo como área de concentração os estudos em Geoquímica do Petróleo e Ambiental, o Programa contempla duas linhas de pesquisa: a) Remediação de áreas impactadas por petróleo e b) Geoquímica e avaliação de ecossistemas. Além do incentivo ao desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, os alunos do Programa contam com a expertise do corpo docente e técnico do POSPETRO, e uma sofisticada infraestrutura laboratorial de ponta, localizada no LEPETRO – Centro de Excelência em Geoquímica, Petróleo, Energia e Meio Ambiente (IGEO/UFBA), para a realização de suas investigações científicas e tecnológicas.