Publicado em : 05/05/2021 - Atualizado em: 05/05/2021 11:40:35

MEC lança plataforma de transparência e gestão da informação durante a pandemia

O projeto contou com a gestão administrativa e financeira desta Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão


Fonte: DSBR.org

O Ministério da Educação lança o Novo Painel do Coronavírus, plataforma de Monitoramento da Rede Federal de Educação durante a pandemia da Covid-19. Desenvolvido por pesquisadores da Rede DSBR.org em parceria com a Secretaria de Educação Superior (Sesu) e Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, a solução garante inovação, transparência e transformação digital com foco na governança para orientar a tomada de decisões. O lançamento vai acontecer nesta quarta-feira (05/05), às 15h no Canal do MEC, no Youtube. 

“A plataforma traz informações atualizadas sobre as ações de Universidades, Institutos Federais, Cefet´s e Colégio Pedro II, promovendo transparência para cidadãos, gestores e órgãos da imprensa a partir de mapas, tabelas e visuais interativos”, explica Poty Lucena, coordenador da Rede de Pesquisadores.

Os dados epidemiológicos dos municípios sede das instituições da Rede Federal de Educação podem ser consultados no painel, que conta também com dados sobre a inclusão digital de estudantes, informações sobre o funcionamento das universidades e institutos federais, informações gerais sobre a Rede Federal de Educação. Além dessas informações, o painel disponibiliza o protocolo de biossegurança, que orienta sobre as condições para a retomada das atividades de ensino no modo híbrido e presencial, as ações de enfrentamento, tais como: produção de álcool em gel, vacinas, fabricação de EPIs, entre outras ações com impacto em mais de 24 milhões de pessoas. No painel, é possível acompanhar as informações sobre as colações de grau antecipadas de profissionais para atuar na linha de frente da Covid-19.

Rede DataScience BR

É uma rede de pesquisa em ciência de dados liderada pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) em cooperação com pesquisadores da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Universidade Federal de Catalão (UFCat), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). A Rede DataScience BR atua para a promoção de soluções e gerenciamento de dados e artefatos de Big Data Analytics para produção de informações de transparência e governança da gestão pública.

Fonte: DSBR.org