Publicado em : 09/11/2020 - Atualizado em: 09/11/2020 11:52:53

UFSB realiza sua 5ª Edição do Café Intercultural

O atual Café Intercultural em Espanhol e o anterior, com a Universidade de Princeton em língua inglesa, contemplam as diretrizes apontadas pelo Comitê de Política Linguística da UFSB e contribuem com a internacionalização da UFSB


cafe intercultural em espanhol

O Programa de Extensão e Pesquisa em Internacionalização Curricular e o IHAC/CJA iniciaram, nesta semana, o Café Intercultural em Espanhol. O projeto acontece às terças e sextas-feiras, até o próximo dia 13 de novembro. A turma de estudantes da escola Portugués de Verdad em Córdoba, Argentina, e de estudantes da UFSB conversam por 1 hora, sendo 30 minutos em espanhol e 30 minutos em português, divididos em duplas ou trios. Para participar do Café Intercultural, os alunos se inscreveram através do Edital 003/2020. Foram contemplados: estudantes (04), docentes (01) e servidores da UFSB (01).

Elsa Rodriguez, estudante da escola argentina, e Antônio Santos, estudante do campus Jorge Amado, aprovaram a experiência afirmando que tem sido muito positiva e que têm desfrutado o momento de aprendizagem.

Para estudante brasileira Liliane Soares do campus Paulo Freire, "O Café Intercultural proporciona um ambiente seguro, onde nossa curiosidade e limites podem ser ultrapassados quando nos permitimos viver o presente momento com um olhar de aprendiz, e com fome de conhecimento. Sou muito agradecida por ter tido tantas oportunidades, e por ter conhecido tantas pessoas incríveis pelo mundo."

Os professores de língua inglesa, Cláudia Pungartnik e Givanildo Santos, e a idealizadora do projeto e técnica da biblioteca, Rosângela Cidreira, explicam que a ação, que já está em sua 5ª edição, busca envolver dois aspectos importantes: a prática efetiva da língua estrangeira com um nativo e a conscientização intercultural, que leva a uma compreensão mais significativa da vida e cultura do estudante do outro pais.

O atual Café Intercultural em Espanhol e o anterior, com a Universidade de Princeton em língua inglesa, contemplam as diretrizes apontadas pelo Comitê de Política Linguística da UFSB e contribuem com a internacionalização da UFSB.

FONTE: UFSB