Publicado em : 04/01/2022 - Atualizado em: 04/01/2022 15:35:12

Educação profissional e 13 anos de criação do Instituto Federal da Bahia são tema do podcast Vozes do IFBA

O entrevistado é o professor doutor Jancarlos Lapa, pró-reitor de Ensino do IFBA


 

Na última quarta-feira, 29/12, foram celebrados os 13 anos de criação dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IFs), entre eles o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). O projeto foi implantado a partir da Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e cria os IFs. 

Os IFs compõem a Rede Federal são resultado da história centenária da educação profissional, científica e tecnológica no Brasil, iniciada em 1909, quando o então presidente Nilo Peçanha criou as primeiras 19 escolas de Aprendizes Artífices, entre elas a Escola de Aprendizes e Artífices da Bahia. As escolas são a origem dos antigos Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica (CEFETs) 

Para marcar os 112 anos de história, desde a fundação da Escola de Aprendizes e Artífices, e os 13 anos de criação após se tornar  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), foi veiculada na última quarta-feira, 29/12, a edição do podcast Vozes do IFBA dedicada especialmente ao tema da educação profissional, científica e tecnológica, e aos 13 anos do IFBA.

O entrevistado é Jancarlos Menezes Lapa, professor e pró-reitor de Ensino do IFBA. Jancarlos Lapa é doutor e mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências, pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), e licenciado em Ciências com habilitação em Física, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). É professor do ensino básico, técnico e tecnológico no IFBA, e já foi pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA, em 2020.

Confira a entrevista em:  https://open.spotify.com/episode/311uqMk4TLwqTc1iGXO4Zx

FONTE: IFBA