Publicado em : 25/03/2025 - Atualizado em: 25/03/2025 15:55:42
FAPEX Participa do 7º ENNFAIES e Cumpre Agenda Estratégica com Instituições de Ensino, Pesquisa e Inovação.
Diretor da FAPEX e Presidente do CONFIES, esteve envolvido em uma série de atividades estratégicas para o fortalecimento das Fundações de Apoio e ampliação do diálogo com instituições de ensino, pesquisa e inovação em diferentes regiões do país.
Na semana de 17 a 21 de março de 2025, o Diretor da FAPEX e Presidente do CONFIES, Professor Antonio Fernando Queiroz, esteve envolvido em uma série de atividades estratégicas para o fortalecimento das Fundações de Apoio e ampliação do diálogo com instituições de ensino, pesquisa e inovação em diferentes regiões do país.
Participação no 7º ENNFAIES – Fortaleza/CE
A semana teve início com a participação do Professor Antonio na mesa de abertura do 7º Encontro Norte-Nordeste das Fundações de Apoio (ENNFAIES), realizado em Fortaleza-CE, nos dias 17 e 18/03. O evento reuniu representantes das Fundações de Apoio de diferentes regiões do Brasil, promovendo debates sobre desafios e oportunidades no setor. Também estiveram presentes os(as) colaboradores(as) da FAPEX: Daniela Lomba, Daniela Passos, Débora Scaldaferri, Monique Salustino, Osmar Nascimento e Vânia Reis.
Reuniões institucionais em Salvador/BA
Na terça-feira (18/03), a sede da FAPEX em Salvador recebeu importantes visitas. Pela manhã, a Fundação iniciou tratativas com representantes da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Prof. Fernando Carvalho e Profa. Suely Messeder - com o objetivo de credenciar a FAPEX como Fundação de Apoio daquela ICT baiana.
À tarde, foi realizada uma reunião com o Vice-Reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Prof. Penildon Silva, e seu assessor Marcos Vinicius. A agenda contou com a participação da Superintendente da FAPEX, Sra. Rosalba Oliveira, fortalecendo o vínculo institucional entre as entidades.
Compromissos no Rio de Janeiro
A partir de quarta-feira (19/03), os compromissos se concentraram no Rio de Janeiro. Na tarde desse dia, foi realizada reunião com a Profa. Sandramara Chaves, Vice-Presidente do CONFIES, com o objetivo de alinhar os assuntos a serem tratados nas agendas dos dias seguintes.
No início da manhã de quinta-feira (20/03), os Professores Antonio Queiroz e Sandramara Chaves, realizaram visita de cortesia à FINEP, quando foram recebidos pelo Presidente, Celso Pansera, e pelo Chefe de Gabinete, Fernando Peregrino.
No início da tarde da quinta feira, houve um encontro com o Sr. Matheus Costa, CEO da INNOVC, que apresentou as áreas de atuação da empresa. A reunião buscou identificar possíveis sinergias com as atividades desenvolvidas pelas Fundações de Apoio ligadas ao CONFIES.
Já na parte da tarde, membros do CONFIES — Antonio Fernando Queiroz, Sandramara Chaves, Glaydston Ribeiro (Diretor da COPPETEC) e Diogo Silvestre (Gerente de Projetos da COPPETEC) — participaram de reunião com o Sr. Raphael Moura, Superintendente de Tecnologia e Meio Ambiente da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), acompanhado de parte de sua equipe (Daniela Xavier, Eduardo Torres e Luciene Pedrosa). A pauta foi a apresentação de reivindicações do CONFIES, em especial a solicitação de revisão da Resolução ANP nº 918, de 10 de março de 2023.
Conselho Consultivo da FINEP
Encerrando a semana, na sexta-feira (21/03), o Diretor da FAPEX / Presidente do CONFIES participou da reunião do Conselho Consultivo da FINEP, ao lado da Profa. Sandramara Chaves, quando acompanhou a discussão de estratégias para a construção de políticas públicas relacionadas a ciência, tecnologia e inovação. Neste encontro, o Presidente da Finep, Celso Pansera, apresentou o balanço e perspectivas da instituição. Em seguida, foi discutida a visão projetada da Finep para os próximos dois anos, com relatos de algumas instituições participantes da reunião. O evento ainda contou com a fala de Silvio Romero Bulhões de Azevedo (CONSECTI) e Francilene Garcia (SBPC), que abordaram a metodologia, resultados e perspectivas do Índice de Inovação Subnacional. No final houve o lançamento do Livro Inundações, Seca e Fogo o alerta dos biomas - uma contribuição à COP30, onde alguns autores puderam autografar exemplares que foram trazidos para a reunião do Conselho Consultivo.