Publicado em : 18/03/2024 - Atualizado em: 19/03/2024 09:20:19

FAPEX recebe visita do Prof. Olival Freire Júnior e da reitora da UFRB e equipe

Na quinta-feira, 14/03/2024, o Diretor da FAPEX e também Presidente do CONFIES, Prof. Antônio Fernando Queiroz, juntamente com a Superintendente da FAPEX, Sra. Rosalba Oliveira, receberam na sede da Fundação


Na quinta-feira, 14/03/2024, no período da tarde, o Diretor da FAPEX, Prof. Antônio Fernando Queiroz, Professor Titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e também Presidente do CONFIES, juntamente com a Superintendente da FAPEX, Sra. Rosalba Oliveira, receberam na sede da Fundação, em Salvador-Bahia, o Prof. Olival Freire Júnior, Diretor Científico do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, que veio acompanhado da Sra. Agnes Soares da Silva, Diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde. Na mesma ocasião, também estiveram presentes a Reitora Georgina Gonçalves dos Santos, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), juntamente com o Prof. Silvio Soglia (Chefe de Gabinete) e o Prof. Fernando Nogueira (Assessor).

Pela manhã desse mesmo dia, o Prof. Olival Freire, que também é Professor Titular do Instituto de Física da UFBA, e já foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação dessa mesma IFES, foi condecorado no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia com a Comenda 2 de Julho, proposta pelo Deputado Estadual Zé Raimundo Fontes. Vale destacar que esse prêmio, considerado o mais elevado galardão do Legislativo Estadual, é oferecido a personalidades que contribuem para o desenvolvimento político e administrativo do estado, tendo o novo Comendador frisado, ainda na solenidade, que considerava tal honraria “além dos méritos pessoais”, como uma importante homenagem a gerações, instituições e causas.

 

 

A visita à FAPEX à tarde, reputada pelo Prof. Antonio Fernando e pelos demais presentes, como uma grande deferência e um momento especial para todas e todos que ali estavam, constituiu-se em uma oportunidade ímpar de poderem compartilhar da companhia desse ilustre intelectual, que já alcançou o reconhecimento em muitos centros acadêmicos em todo o Brasil e no exterior. Sobre esse aspecto, de forma notável e carinhosa, o Diretor da FAPEX e Presidente do CONFIES, lembrou que o Prof. Olival foi seu Professor na UFBA, ainda quando cursava a graduação, no início da década de 80, tendo se tornado ao longo dos anos um amigo e exemplo de grande erudito.

 

Por fim, Queiroz lembrou que além da importância acadêmico-científica do Prof. Olival Freire, ele tem sido um grande incentivador das políticas públicas aplicadas pelo governo e também um forte aliado das Fundações de Apoio, uma vez que ao continuar vivenciando com grande intensidade a vida de Professor/Pesquisador, pode ter acesso com muita frequência à parceria e ao suporte da FAPEX, Fundação de Apoio à UFBA e a outras IFES e ICTs, para a gestão administrativa e financeira, no melhor desenvolvimento dos seus projetos.