Publicado em : 28/04/2023 - Atualizado em: 28/04/2023 16:31:15

DIRETOR DA FAPEX RECEBE SUPERINTENDENTE DE P&D DA ANP, NA UFBA

Com o intuito de estreitar laços e de viabilizar novos acordos de fomento a projetos de pesquisa cientifica e tecnológica na área de petróleo e gás, o Superintendente da SPD/ANP Raphael Moura visitou o LEPETRO do IGEO/UFBA.


 

Com o intuito de estreitar laços e de viabilizar novos acordos de fomento a projetos de pesquisa cientifica e tecnológica na área de petróleo e gás, o Superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (SPD), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Raphael Moura, acompanhado de outros membros dessa Superintendência, José Carlos Tigre e Mariana Franca, visitou nesta quinta-feira, 27 de abril, o LEPETRO (Centro de Excelência em Geoquímica: Petróleo, Energia e Meio Ambiente) do Instituto de Geociências (IGEO) da UFBA, do qual o Diretor da FAPEX, Antônio Fernando Queiroz é Coordenador. Nesse encontro estiveram presentes ainda outros Professores que também foram na ANP-RJ, a exemplo de Olívia Oliveira (Coordenadora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação-PROPG) e Ícaro Moreira (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente (POSPETRO). Mas também outros Professores da UFBA recepcionaram a equipe da ANP, como Luiz Lobato (da Escola Politécnica-EP e Coordenador do Programa de Recursos Humanos PRH-ANP 36.1), Kleberson Pereira (Pesquisador Visitante do PRH-ANP 36.1), Armando Sá (da EP e Coordenador PRH-ANP 35.1), Leonando Souza (Pesquisador Visitante do PRH-ANP 35.1) e Karina Garcia (do LEPETRO/IGEO/UFBA).

A decisão de Moura, na prática, representa uma retribuição à visita à sede da ANP, no RJ, em 12 de abril próximo passado, da comitiva liderada por Queiroz, que além de Diretor da FAPEX é também Presidente do CONFIES (Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica) e Professor da UFBA. Inclusive em abril, quando esteve na ANP, o Diretor da FAPEX estava acompanhado dos outros Professores da UFBA: Olívia Oliveira, Ícaro Moreira e José Cerqueira (Professor do POSPETRO).

“Essas são visitas estratégicas que atraem apoio às atividades de pesquisa, de inovação e de formação de recursos humanos qualificados, podendo viabilizar acordos de cooperação entre as partes e novas parcerias futuras nessas áreas de investigação e de capacitação”, disse Antônio Queiroz.