Publicado em : 04/08/2025 - Atualizado em: 04/08/2025 14:25:44
Edufba marca presença na 9ª Flipelô
A Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) participa, entre os dias 6 e 10 de agosto, da 9ª Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô). Confira abaixo os detalhes e a programação.
A Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) participa, entre os dias 6 e 10 de agosto, da 9ª Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô). Nesta edição, a programação da Edufba divide o Espaço das Editoras Universitárias, na Faculdade de Medicina da UFBA (Famed), com outras editoras afiliadas à Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu).
O espaço contará com lançamentos, rodas de conversa, oficinas e contação de histórias com acadêmicos e pesquisadores de seis universidades públicas baianas - Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - além professoras e pesquisadoras do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Estarão presentes também a Editora da Fundação Oswaldo Cruz (Editora Fiocruz), a a Editora da Universidade de São Paulo (Edusp), a Editora da Universidade Federal do Ceará (Editora UFC), a Editora da Universidade do Estado da Bahia (Eduneb), a Editora Massangana, a Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz (EDITUS), a Editora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS Editora), a Editora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Edições UESB), a Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB) e a Pucpress.
As mesas discutirão temas como o processo de edição de escritoras mulheres, a presença de mulheres negras na ciência, as dramaturgias contemporâneas e os conflitos a partir do mundo islâmico. Entre os participantes das mesas, está o escritor e dramaturgo Gil Vicente Tavares, diretor do espetáculo musical Os dias bem-amados: vida e obra de um autor baiano, que marca a abertura da Flipelô.
A nona edição da Flipelô vai homenagear Alfredo de Freitas Dias Gomes, conhecido como Dias Gomes. O romancista, dramaturgo e autor de telenovelas nasceu em Salvador em 1922, e faleceu na cidade de São Paulo em 18 de maio de 1999, aos 76 anos, oito anos após assumir a Cadeira 21 da Academia Brasileira de Letras (ABL)
A peça teatral O Pagador de Promessas (1960), maior sucesso do dramaturgo, foi adaptada para o cinema por Anselmo Duarte dois anos depois, e viria a ser o primeiro filme brasileiro a receber uma indicação ao Oscar e o único a ganhar a Palma de Ouro em Cannes. Após o Golpe Militar de 1964, suas peças teatrais passaram a ser censuradas, já que continham crítica social, política e religiosa. De 1969 a 1979, escreveu para a Rede Globo obras que marcaram a história da teledramaturgia brasileira, como O bem-amado (1973), O espigão (1974), Saramandaia (1976) e Roque Santeiro (1985), que deveria ir ao ar em 1975, mas foi censurada pela Ditadura Militar.
Confira a programação completa da Edufba no Espaço das Editoras Universitária:
DIA 7/8 (QUINTA-FEIRA)
- 15h – Roda de conversa // Formação, interdisciplinaridade e práticas pedagógicas Rosilda Arruda Ferreira (EdUFRB), Jeferson da Silva Moreira e (Eduefs) Anderon Melhor Miranda (EdUFRB / Mediação: Luiza Ramos (Edufba)
- 18h – Roda de conversa // Editar mulheres: insubordinação e representatividade Ana Elisa Ribeiro (CEFET-MG) e Priscila Branco (UFRJ) / Mediação: Nancy Rita Ferreira Vieira (UFBA)
- 19h30 – Lançamento coletivo e sessão de autógrafos
DIA 8/8 (SEXTA-FEIRA)
- 9h – Oficina // O que as ladeiras nos contam? Simone Marya de Moura
- 10h – Oficina // Criação de Personagens Maria Luiza Santos (Editus) e Elisa Oliveira (Editus)
- 15h – Roda de conversa // Dramaturgias contemporâneas Gil Vicente Tavares (Edufba), Mabel Freitas (Edições UESB) e Tcharly Briglia (Editus) / Mediação: Ricardo Freitas (Editus)
- 18h – Roda de conversa // Mundo Islâmico e Conflito: identidade e migrações Maria Luiza Santos (Editus) e Hannah Bellini (Edufba) / Mediação: Tcharly Briglia (Editus)
DIA 9/8 (SÁBADO)
- 10h – Roda de conversa // Corpo e decolonialidade Mestre Nenel (Edufba), Diane Brito (EdUFRB) e Pedro Carvalho (Editus) / Mediação: Luís Vitor Castro Júnior (Edufba)
- 15h – Roda de conversa // Mulheres negras nas ciências Elisa Oliveira (Editus), Sandra Maria Silva (Edufba) e Denise Ribeiro (EdUFRB) / Mediação: Camila Oliveira (TVBA)
- 18h – Lançamento coletivo e sessão de autógrafos
Informações fornecidas pela assessoria de comunicação da Edufba.