Publicado em : 24/04/2019 - Atualizado em: 24/04/2019 14:16:33

Estudante graduada em Biotecnologia pela UFBA tem projeto premiado em competição nos Estados Unidos

A tecnologia que foi batizada de “AquaLuz” tem capacidade de filtrar até 28 litros de água por dia de maneira simples e eficiente.


Evento brasileiro nas universidades de Harvard e MIT

 

Um sistema de filtragem de água a partir da radiação solar que se liga a cisternas fornecendo água potável em regiões que sofrem com a seca. Pelo desenvolvimento desse projeto sustentável e de grande relevância social, Anna Luisa Santos, graduada em Biotecnologia pela UFBA em 2018, em parceira com três estudantes que ajudaram na concretização da ideia, garantiram o segundo lugar e uma premiação de R$ 25 mil na HackBrazil, evento realizado por estudantes brasileiros nas universidades de Harvard e MIT, em Boston (EUA), com o foco em iniciativas empreendedoras na área de tecnologia.

A tecnologia que foi batizada de “AquaLuz” tem capacidade de filtrar até 28 litros de água por dia de maneira simples e eficiente. Uma caixa de inox coberta por vidro e uma tubulação para ser ligada à cisterna compõe o sistema de filtragem da água através de energia limpa e sem a necessidade de uso de compostos químicos. De acordo com testes preliminares feitos em laboratório certificado, que usaram parâmetros do Ministério da Saúde, o sistema reduziu em 99,9% a presença de bactérias de referência.

Integram também da equipe premiada os estudantes Letícia Nunes Bezerra, aluna do Curso de Engenharia Ambiental, da Universidade Federal do Ceará (UFC), Marcela Sepreny, graduanda em Engenharia Química no Centro Universitário Senai Cimatec (BA), Lucas Ayres, profissional formado em Ciência da Computação pela UFBA.