Publicado em : 30/08/2019 - Atualizado em: 30/08/2019 13:37:09

UFSB presente na Semana Latino-Americana e Caribenha de Mudança do Clima

A Semana do Clima envolveu representantes de diversas áreas


A UFSB teve participação de pesquisadores a ela vinculados na Semana Latino-Americana e Caribenha de Mudança do Clima (Latin American and Caribbean Climate Week), um encontro regional da ONU que aconteceu pela primeira vez no Brasil e que tem por objetivo discutir relevantes questões ligadas às mudanças climáticas globais. O evento foi realizado em Salvador de 19 a 23 de agosto de 2019, e constitui uma etapa "no processo da governança global do clima, que terá no Chile, em dezembro de 2019, a principal conferência do ano", explica a professora Guineverre Alvarez, do grupo de pesquisa Mudanças Climáticas, Direito e Sociedade (RG Clima), hospedado no Campus Paulo Freire, de Teixeira de Freitas.

A Semana do Clima envolveu representantes de diversas áreas. Dentre eles, da área governamental de diversos países (como Nicarágua, México, Chile, Peru, Costa Rica, Argentina, Colômbia, Honduras, África do Sul, Holanda, Alemanha, entre outros), das redes transnacionais de cidades, da própria UNFCCC, de agências internacionais, de organizações não-governamentais, de empresas, de instituições de pesquisa, entre outros. A professora Guineverre Alvarez e o professor Frederico Monteiro Neves, ambos coordenadores do RG Clima, e o estudante Danilo Farias, discente do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades (CPF), pesquisador do RG Clima e atuante na Resex de Cassurubá, bem como a professora Andrea Lizbeth, da área da Saúde, participaram das atividades. Danilo falou sobre a inserção da sociedade civil e da juventude nas discussões e ações pelo clima. A professora Guineverre apresentou resultados preliminares dos trabalhos de pesquisa que o Grupo RG Clima vem desenvolvendo junto ao Programa Arboretum, a partir de um convênio firmado entre a UFSB e o Ministério Público da Bahia (MP-BA). A história do Programa Arboretum e seus objetivos foram apresentados pelo promotor de Justiça Ambiental Fábio Fernandes Correa, também integrante do RG Clima e coordenador do Núcleo de Defesa da Mata Atlântica (NUMA) do MP-BA.

A partir desta experiência, foi elaborado um texto para disseminação do conhecimento sobre as mudanças climáticas e suas estratégias de solução, em colaboração com professores da UFBA e pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Governança para Sustentabilidade e Gestão de Baixo Carbono (GpS). A produção técnica pode ser encontrada no link: https://grupogagmc.blogspot.com/p/artigos-tecnicos.html.

 

FONTE: UFSB