Publicado em : 30/08/2019 - Atualizado em: 30/08/2019 15:03:40

Alunos de Simões Filho despertam interesse de ministra da Nicarágua durante encontro da ONU

Na ocasião, os alunos apresentaram o projeto desenvolvidos por eles – o Agrosusten – voltado para a agricultura familiar no município, e despertaram interesse da ministra para um possível intercâmbio.


Um grupo estudantes do 4º ano de Eletromecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Simões Filho, encontrou-se com a ministra do Meio Ambiente e Recursos Naturas da Nicarágua, Fanny Castillo Lara, durante a Semana do Clima da ONU, ocorrida entre os dias 19 e 23 de agosto, em Salvador. Na ocasião, os alunos apresentaram o projeto desenvolvidos por eles – o Agrosusten – voltado para a agricultura familiar no município, e despertaram interesse da ministra para um possível intercâmbio.

O projeto Agrosusten, além de visar melhorias na produção e distribuição dos produtos da agricultura familiar, também desenvolve um aplicativo que deve ajudar os pequenos produtores na comercialização dos alimentos.  De acordo com os alunos, a ministra Fanny interessou- se pelo app. Daí veio a ideia do intercâmbio de “sementes crioulas” – grãos que não foram utilizados em um ciclo de plantio e geralmente são descartados, mas que podem ser reutilizados em nova safra. O objetivo do intercâmbio é enviar sementes para a Nicarágua para testes em solo nicaraguense, ao mesmo tempo em que grãos daquele país serão plantados experimentalmente em solo baiano.

Alunos de Simões Filho despertam interesse de ministra da Nicarágua durante encontro da ONU

FONTE: IFBA