Publicado em : 07/03/2018 - Atualizado em: 07/03/2018 14:07:06

UFRB divulga edital de Bolsa de Graduação Sanduíche para Universidade de Nampula

A bolsa está vinculada ao Programa Abdias do Nascimento, que busca incrementar o intercâmbio acadêmico entre instituições brasileiras e estrangeiras, destinado a questões etnorraciais, educação indígena e tecnologia assistiva.


A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), divulga edital voltado para selecionar candidatos a uma vaga para Bolsa de Graduação Sanduíche a ser cursada na Universidade de Nampula, em Moçambique.

A bolsa está vinculada ao Programa Abdias do Nascimento, que busca incrementar o intercâmbio acadêmico entre instituições brasileiras e estrangeiras, destinado a questões etnorraciais, educação indígena e tecnologia assistiva.

As inscrições estão abertas até o dia 12 de março, das 10h às 15h, exclusivamente de modo presencial, na Sala da Pós-Graduação em História, no Prédio Hansen Bahia, em Cachoeira. Os interessados devem apresentar carta de intenções sobre os interesses em participar do projeto e suas contribuições para formação acadêmica, além de toda a documentação exigida no edital.

Os candidatos devem estar matriculados no curso de Licenciatura em História da UFRB, ter integralizado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto e apresentar autodeclaração como enquadrado no público de pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, dentre outros requisitos.

A seleção será feita por banca composta por no mínimo dois membros. O resultado final será anunciado a partir do dia 16 de março, no site do CAHL. O programa apoiará o estudante selecionado com bolsa auxílio instalação no valor de US$ 1.300,00, seguro saúde e bolsa mensalidade no valor de US$ 870,00, que poderá ter duração de seis meses a um ano.

O estudante selecionado cumprirá Plano de Trabalho, que inclui a realização de disciplinas na Universidade de Nampula e atividades de pesquisa vinculadas ao mapeamento das comunidades negras rurais situadas na rota do tráfico em Moçambique e a História Política contemporânea de Moçambique.

Sobre o programa - Criado em 2013, o programa Abdias Nascimento busca democratizar o acesso e a permanência na educação superior e na pós-graduação tanto em universidades brasileiras quanto do exterior. O público-alvo é composto por negros, pardos, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades.

Trata-se de uma parceria entre a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi/MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Confira o Edital Bolsa de Graduação Sanduíche Universidade de Nampula.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/cahl.