Publicado em : 08/03/2018 - Atualizado em: 08/03/2018 10:05:00

IFBA realiza projeto de inclusão digital em instituições sociais de Jacobina

A formação terá 40 horas e abordará o tema softwares livres, focando nas funcionalidades essenciais do sistema operacional, aplicativos de escritório (LibreOffice), jogos educacionais e uso da internet. 


A partir desta semana, o analista de tecnologia da informação do campus Jacobina, Ivo Chaves, realiza curso de informática básica em instituições sociais da cidade. A proposta faz parte do projeto de extensão “Livre Inclusão Social-Digital”, idealizado por Ivo desde 2015, e conta com a parceria dos demais servidores de TI do campus, bem como de professores e estudantes da licenciatura de computação. 

A Casa Rebeca, situada na Bananeira, e a Comunidade Missionária Católica Elohim (Jacobina III) foram as entidades escolhidas nesta segunda fase da iniciativa, que abrange doação de equipamentos e capacitação profissional das comunidades.

“Desde 2015, através do Programa de Incentivo à Aprendizagem (Pina), promovido no âmbito do nosso Instituto através da Assistência Estudantil, o Campus Jacobina vem executando, com seus servidores e estudantes, ações voltadas ao fomento do uso de software livre, aprendizados com hardware, desenvolvimento de software, dentre outros. Esse projeto foi intitulado ‘Livre Inclusão Social Tecnológica’. Um dos seus principais objetivos era a recuperação de um conjunto de microcomputadores, considerados obsoletos, a partir de carcaças doadas pela Receita Federal e outras instituições, com o intuito de possibilitar as aprendizagens anteriormente mencionadas como extensão da sala de aula aos alunos participantes”, explica o analista.

Após dois anos foi possível recuperar mais de 30 equipamentos (desktops e notebooks), cedidos às entidades mencionadas para fins educacionais. “Agora nossos licenciandos terão a oportunidade de colocar em prática a teoria, acompanhados pelos técnicos e professores envolvidos”, destaca Ivo.

A formação terá 40 horas e abordará o tema softwares livres, focando nas funcionalidades essenciais do sistema operacional, aplicativos de escritório (LibreOffice), jogos educacionais e uso da internet. Foram compostas duas turmas de 20 alunos, uma em cada instituição: na Elohim, o curso estará ocorrendo durante todo o mês de março, às terças, quartas e quintas-feiras, no turno vespertino, enquanto que, na Casa Rebeca, a capacitação está prevista para abril/maio.

Acompanhe as novidades em www.jacobina.ifba.edu.br