Publicado em : 13/11/2017 - Atualizado em: 13/11/2017 08:13:58

IFBA participa de premiação da Obaq 2017

A solenidade aconteceu no dia 26 de outubro, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA).


Alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) foram premiados pelo bom desempenho na XII Olimpíada Baiana de Química (Obaq). A solenidade aconteceu no dia 26 de outubro, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A olimpíada, organizada pelo Instituto de Química da UFBA, contou com o apoio da Associação Brasileira de Química Regional da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Fieb-Sesi, Fundação CefetBahia, Braskem, Brasilgás e da empresa de tecnologia DOW.

O estudante do curso de química, Uedson Silva das Neves, que conquistou o primeiro lugar na categoria geral de escolas públicas, classificou o prêmio como algo significativo. “Para mim, que amo a Química desde quando ela me foi apresentada, ganhar um prêmio desses vai além de um reconhecimento do aprendizado”, disse Uedson, que destacou ainda a importância do curso em sua trajetória no IFBA.

Por conta das 15 medalhas conquistadas pelos alunos, entre ouros, pratas e bronzes, além de menções honrosas, o IFBA recebeu um certificado da Fundação CefetBahia, juntamente com o Colégio Anchieta de Salvador e com o Colégio da Polícia Militar Eraldo Tinôco da cidade de Vitória da Conquista.

A olimpíada aconteceu em duas etapas. Na segunda fase da competição, 5.155 estudantes foram selecionados entre os 25.746 alunos da primeira fase, sendo 64% de escolas públicas.  Em seguida, foram aprovados 1.364 alunos dos quais 224 foram medalhistas. A prova, única para todas as séries, aconteceu em 69 cidades da Bahia e teve a participação de candidatos de 78 municípios.

A professora de química do IFBA, Edeilza Lopes, enalteceu o desempenho da Instituição na premiação. “Uma premiação como esta, consolida o IFBA como uma escola que possui um ensino de excelência. É importante salientar que a participação dos alunos neste tipo de evento é fator de motivação para os mesmos. Eles apresentam maior interesse nas aulas, participam mais e reconhecem a importância do trabalho do professor.” declarou.

Estagiário sob a supervisão da jornalista Helen Sampaio

Fonte: IFBA