Publicado em : 18/10/2017 - Atualizado em: 18/10/2017 17:15:18

Pesquisador da UFRB lança CD duplo de projeto vencedor em prêmio cultural

O lançamento do CD duplo virtual e do catálogo correspondente acontecem no próximo dia 31.


O professor e pesquisador Xavier Gilles Vatin, do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), está lançando, em ambiente digital e gratuito, o CD duplo “Memórias Afro-Atlânticas” vencedor do IV Prêmio Afro-Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras, na categoria música. O lançamento do CD duplo virtual e do catálogo correspondente acontecem no próximo dia 31, por meio do site: http://soundcloud.com/memoriasafroatlanticas.

Xavier Vatin também vai fazer lançamentos do CD duplo e do catálogo em solenidades em Cachoeira (Terreiro Guarany de Oxossi), Santo Amaro (Terreiro Ilê Axé Ogum Onirê) e Salvador (Casa de Oxumarê), no início de novembro. Os representantes dos terreiros de candomblé vão receber gratuitamente os produtos físicos. Em um segundo momento, “planejamos a realização de lançamentos em outras cidades do Brasil, notadamente no Sudeste, onde a presença do candomblé é muito significativa”, explica o autor. 

O trabalho do professor Xavier, que fez a Curadoria, Pesquisa e Texto, concorreu como empresa - Couraça Criações Culturais – já que o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (CADON), organização não governamental sem fins lucrativos, organizadora do prêmio requer que somente pessoas jurídicas, de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos, com efetiva e comprovada atuação na área cultural, especialmente as que promovem a difusão e a valorização das expressões culturais afro-brasileiras, possam concorrer aos prêmios. A premiação em Música completou cinco projetos, cada um no valor de até R.000,00 (oitenta mil reais).

O resultado da premiação saiu no site http://premioafro.org/2017/resultado.asp

Pesquisa sobre acervo Turner

O professor Xavier desenvolveu a pesquisa “Memórias Afro-Atlânticas: as gravações de Lorenzo Turner na Bahia”, em 2012, quando esteve na condição de pesquisador visitante na Indiana University (Bloomington, EUA), com bolsa de pós-doutorado financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). “Houve uma repercussão nacional bastante expressiva a partir de 2014, com a divulgação das gravações de Mario de Andrade. As gravações realizadas por Lorenzo Turner na Bahia, assim como o acervo fotográfico por ele coletado, têm gerado uma expectativa muito grande por parte das comunidades religiosas afro-baianas e afro-brasileiras”, explica Xavier.

A pesquisa consistia em primeiro lugar, à restituição, para as comunidades religiosas envolvidas, do acervo sonoro e fotográfico coletado pelo linguista afro-americano Lorenzo Dow Turner na Bahia em 1940/41. Segundo Xavier, “muitos colegas antropólogos e etnomusicólogos também têm aguardado ansiosamente a publicação deste acervo histórico extraordinário”.

Da pesquisa surgiu à proposta de um CD duplo que pretende mostrar para o Brasil uma parcela inédita da obra deste pioneiro do Atlântico Negro, trazendo de volta, 77 anos depois, uma seleção editada e comentada das cantigas, rezas, histórias cantadas e contadas por Martiniano do Bonfim, Menininha do Gantois, Joãozinho da Goméia, Manoel Falefá, entre outras  figuras históricas da cultura afro-brasileira, ilustres representantes do candomblé.

Fonte: UFRB