Publicado em : 21/01/2019 - Atualizado em: 21/01/2019 11:00:15

UFOB oferta 34 vagas para mestrado em Barreiras

O mês de janeiro está repleto de oportunidades para quem deseja cursar uma pós-graduação na UFOB.


O mês de janeiro está repleto de oportunidades para quem deseja cursar uma pós-graduação na UFOB. São 34 vagas nos mestrados em Ciências Humanas e Sociais (14) e em Química Pura e Aplicada, com início das aulas previsto entre o final de março e início de abril deste ano.  

Ciências humanas e sociais

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS) da UFOB está com inscrições abertas até 28 de janeiro para as 14 vagas do mestrado. Para concorrer, é preciso ter diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento e preencher o formulário eletrônico. Após isso, é preciso pagar a taxa de inscrição no valor de R0 (Saiba aqui como fazer).

O PPGCHS é composto pela área de concentração "Sociedade e Cultura" e duas linhas de pesquisa: 'Linguagem, cultura e poder' e 'Sociedade, políticas públicas e sustentabilidade'. De acordo com o Edital, a área de concentração visa investigar temas fundantes da vida em sociedade e relações culturais.

O processo seletivo terá cinco etapas: prova de conhecimento gerais; anteprojeto de pesquisa;  entrevista; prova de língua estrangeira; e avaliação de currículo.  O cronograma pode ser acessado aqui

Química pura e aplicada

Já o Programa de Pós-Graduação em Química Pura e Aplicada (Posquipa) da UFOB está disponibilizando 20 vagas nas áreas de concentração em Química Analítica, Química Orgânica, Química Inorgânica e Físico-Química.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 8 de fevereiro, por meio do site: https://sig.ufob.edu.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=S&aba=p-stricto. Para participar do certame, é necessário ser graduado em Química ou áreas afins reconhecidas pelo MEC.

O processo seletivo será dividido em três etapas: avaliação de química básica, exame de proficiência em língua inglesa, e avaliação do Curriculum Vitae. 

Confira o Edital na íntegra: Edital