Publicado em : 06/12/2018 - Atualizado em: 07/12/2018 10:31:36

Alunos e professores da UFSB são premiados durante a IX Feira da Agricultura Familiar

O Programa Farinheira Sustentável, iniciativa interinstitucional da qual participam professores e alunos da UFSB, foi premiado e certificado como tecnologia social no II Simpósio de Pesquisas e Experiências em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural.


O Programa Farinheira Sustentável, iniciativa interinstitucional da qual participam professores e alunos da UFSB, foi premiado e certificado como tecnologia social no II Simpósio de Pesquisas e Experiências em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, durante a IX Feira da Agricultura Familiar (Parque de Exposições de Salvador), no dia 30 de novembro. A proposta é aproveitar ao máximo os resíduos e subprodutos da fabricação da farinha de mandioca, um ingrediente básico da alimentação regional, ao agregar técnicas de sustentabilidade à produção.

Esse programa faz parte das ações do Plano de Ação Territorial (PAT) da Mandiocultura, em andamento desde dezembro de 2016. O PAT Mandiocultura surgiu no âmbito do Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER) do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) que, de forma participativa, escolheu a cadeia produtiva da mandioca para promover o desenvolvimento. Por sua vez, o Programa Farinheira Sustentável nasceu do esforço do PDRT (Programa de Desenvolvimento Rural Territorial) da Fibria, sob responsabilidade da Polímata Soluções Agrícolas e Ambientais, na pessoa da engenheira agrônoma Jeilly Vivianne Ribeiro da S. B. de Carvalho (Coordenadora Técnica do PAT) e da Universidade Federal do Sul da Bahia, sob coordenação da professora Lívia Santos Lima Lemos (coordenadora de Pesquisa do PAT), que realizaram uma pesquisa para caracterizar as farinheiras, identificar as dificuldades e propor soluções. O trabalho em conjunto visa aumentar a produtividade, apoiar o beneficiamento e a comercialização. 

FONTE: UFSB