DATA DE LANÇAMENTO : 20/09/2017 00:00:00

O Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos lança edital direcionado a projetos de conservação para o Hotspot do Cerrado

O Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos - CEPF tem o prazer de convidar proponentes à sua Segunda Chamada para Cartas de Intenção (CDI), direcionada a inovadores e relevantes projetos de conservação para o Hotspot do Cerrado.


Chamada para Cartas de Intenção nº 2 Grandes e Pequenos Apoios

Informações Gerais

O Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF) deseja proteger as regiões biologicamente mais ricas e ameaçadas do planeta, conhecidos como hotspots de biodiversidade. Um objetivo fundamental é garantir o engajamento da sociedade civil na conservação da biodiversidade. O CEPF é uma iniciativa conjunta da Agência Francesa de Desenvolvimento, Conservação Internacional, União Europeia, Fundo Global para o Meio Ambiente, Governo do Japão, Fundação John D. e Catherine T. MacArthur e Banco Mundial.

Mais informações sobre CEPF podem ser encontradas em www.cepf.net e em http://cepfcerrado.iieb.org.br/.

Chamada para Cartas de Intenção

O CEPF tem o prazer de convidar proponentes para a Segunda Chamada para Cartas de Intenção (CDI) voltada a inovadores e relevantes projetos de conservação para o hotspot Cerrado. Esta segunda chamada será muito mais específica do que a primeira, concentrando-se nas seguintes Direções Estratégicas e Prioridades de Investimento:

  • Direção Estratégica 3 – Promover e fortalecer as cadeias produtivas associadas ao uso sustentável dos recursos naturais e à restauração ecológica no hostpot.

Na primeira chamada, recebemos muitas Cartas de Intenção relacionadas à Direção Estratégica 3, que objetiva promover e fortalecer as cadeias produtivas associadas ao uso sustentável dos recursos naturais e à restauração ecológica nohotspot. Verificamos que existem muitas e pequenas iniciativas espalhadas em todo o hotspot que trabalham com informações distintas sobre as necessidades de restauração na região, aplicam diferentes técnicas de restauração e vários métodos de monitoramento. Devido à essa constatação, o CEPF priorizará boas Cartas de Intenção para projetos que descrevam demandas de restauração para o Cerrado, que formulem soluções viáveis para monitorar os esforços de restauração e exponham os desafios e as soluções para um maior investimento do setor privado, que possa ampliar a escala dos esforços de restauração. Já existem alguns casos de sucesso de restauração sendo implementados em outros biomas no Brasil. Acreditamos que algumas soluções estruturantes possam ser sugeridas para várias regiões do território nacional. Contudo, o foco é o Cerrado.

  • Prioridade de Investimento 4.1– Apoiar a implementação de Planos de Ação Nacionais (PANs) para espécies prioritárias, com foco na gestão e proteção de habitat.

Algumas espécies prioritárias já foram contempladas na primeira chamada. Portanto, esta chamada está relacionado às seguintes espécies:

  1. A ave papa-capim do bananal – Sporophila melanops; 
  2. A perereca-de-folhagem – Phyllomedusa ayeaye;
  3. O cacto – Uebelmannia buiningii.
  • Prioridade de investimento 5.2 – Apoiar a coleta e divulgação de dados de monitoramento da quantidade e qualidade dos recursos hídricos, para integrar e compartilhar dados sobre as principais bacias hidrográficas do hotspot.

Água é essencial para a agricultura, cidades, ecossistemas e comunidades tradicionais e indígenas. Serão apoiados projetos que reforcem a importância desse recurso no Cerrado e mostrem sua forte interligação com a sociedade, o meio ambiente e a economia.

  • Prioridade de investimento 6.1 – Fortalecer as capacidades das organizações da sociedade civil para participar dos órgãos e processos coletivos relacionados com a gestão de territórios e recursos naturais.

É impossível fazer uma boa gestão territorial e de recursos naturais no Cerrado sem um amplo diálogo entre os vários atores que compartilham o território. Cada agente traz a sua perspectiva. Para garantir a conservação do Cerrado é primordial uma intensa interação entre esses atores estimulando a construção conjunta de territórios sustentáveis no hotspot.

Destaca-se que esta chamada deseja contemplar pequenos e grandes projetos, no entanto, a Prioridade de Investimento 4.1 será subsidiada apenas por meio de pequenos apoios. Leia com atenção os detalhes abaixo e acessem as plataformas correspondentes para submeter as Cartas de Intenção.

 

Pequenos apoios

(até US$ 50.000)

Grandes apoios

(até US$ 200.000)

Direção estratégica 3

Elegível

Elegível

Prioridade de investimento 4.1

Elegível

 X

Prioridade de investimento 5.2

Elegível

Elegível

Prioridade de investimento 6.1

Elegível

Elegível

Preencher a CDI em

Prosas

ConservationGrants

Os projetos contemplados para Grandes Apoios neste edital iniciarão suas atividades provavelmente em 01 de setembro de 2018. Os projetos contemplados para Pequeno Apoios neste edital iniciarão suas atividades provavelmente em 01 de março de 2018. Independente da data de início das atividades, todos os projetos devem finalizar suas atividades até 31 de dezembro de 2020. A Carta de Intenção de qualquer projeto que exija desembolsos para além do dia 31 de dezembro de 2020 não será considerada no edital.

Para informações adicionais sobre o processo e elegibilidade, acesse o documento de Dúvidas Frequentes. 

Orçamento

Grandes Apoios: Cartas de Intenção devem solicitar acima de US.000 e o máximo de US0.000.

Pequenos Apoios: Cartas de Intenção devem solicitar o máximo de US.000.

Documentos de apoio

Antes de iniciar o processo de inscrição para esta chamada, leia todos os seguintes documentos de referência:

Perfil do Ecossistema

Sumário Técnico do Perfil do Ecossistema

Marco Lógico do Perfil do Ecossistema

Prioridades de Investimento do Perfil do Ecossistema

Contato

Após a leitura de todos os documentos de referência para esta chamada, caso persistam dúvidas, contatecepfcerrado@iieb.org.br ou acesse a nossa página de Contato.